Sunday, April 02, 2006

Grêmio 0 x 0 Internacional

O primeiro gre-Nal da decisão do Campeonato Gaúcho foi decepcionante para os Colorados. Porque o Internacional jogou menos do que poderia e deixou de vencer o tradicional adversário, no seu estádio, e encaminhar o pentacampeonato.




Sobre o Internacional

Jogou menos do que vem jogando. Mas mostrou que poderia ter garantido a vitória ainda no 1º Tempo. Michel, Tinga e, principalmente, Iarley tiveram chances claríssimas, dentro da pequena área, e não colocaram a bola pra dentro. Mesmo bem marcado, o Colorado teve as melhores oportunidades para fazer o gol, até porque tem um time evidentemente melhor que o tricolor.

Alguns, entretanto, não jogaram bem. Michel não foi agudo como deveria, Iarley parecia estar desligado do jogo e Fernandão não encontrou seu espaço. É o ataque inteiro, e isso não poderia ficar sem consequências.

O meio-campo foi extremamente prejudicado com a saída de Perdigão, que é quem dita o ritmo de jogo. Ele conserta cada bola quadrada que chega e distribui com muita qualidade, virando o jogo e encontrando o melhor espaço para a jogada. Infelizmente, saiu de campo após levar uma cotovelada de Patrício e perder um dente.

A zaga não comprometeu, e Bolívar foi, indiscutivelmente, o melhor em campo. Ao seu lado, Fabiano Eller também estava bem até ser injustamente expulso em um lance em que foi agredido pelo adversário. (Lance, por sinal, idêntico ao do Ronaldinho na Copa de 2002, no jogo contra a Inglaterra.) Edinho entrou e foi eficiente - como sempre é, quando joga de zagueiro.

No 2º Tempo, o time, em geral, decaiu bastante, muito em função das substituições. Perdeu o meio-campo e o adversário se aproveitou disso, ocupando os espaços e pressionando (mesmo que sem resultado). Nem Márcio Mossoró nem Rafael Sobis entraram bem: um por ser muito porra louca, outro por estar sem ritmo de jogo. Com as substituições, o Inter perdeu taticamente e permitiu o crescimento do adversário.

No geral, o Internacional foi menos do que sempre é. E, mesmo assim, como era de se esperar, foi superior ao adversário durante todo o 1º Tempo, quando poderia ter definido a vitória com certa tranquilidade.




Sobre o tricolor da Azenha

Inegavelmente, se superou. Foi a campo com apenas um atacante para não perder o jogo e conseguiu. Marcou, marcou e marcou. E, quando teve a chance, atacou. Teve uma grande oportunidade de fazer o seu gol, num lance fortuito em mais uma saída de gol equivocada de Clemer, mas Herrera mostrou porque é reserva.

Como era esperado, o time de Mano Meneses abusou da violência. Tirou de campo dois jogadores colorados e por pouco não tirou um terceiro.

No primeiro lance, Perdigão levou uma cotovelada de Patrício e perdeu um dente. Precisou ser substituído. No segundo, Alessandro entrou com o pé no meio da perna de Fabiano Eller. O zagueiro Colorado evidentemente indignou-se com o lance, e foi absurdamente expulso. No terceiro, por fim, Herrera deu uma cotovelada no rosto de Clemer e, curiosamente, nada aconteceu. Nem um nem outro foram advertidos pela péssima arbitragem de Carlos Simon.

No geral, o tricolor perdeu a grande chance de conquistar a vitória sobre o Colorado no 2º Tempo, quando foi superior e enfrentou um time descaracterizado.





Sobre Abel Braga

Já que foi decidido que o Colorado usaria seu time titular, Abel acertou em manter o time que vem jogando a Libertadores (que, afinal, é o que vem jogando junto). Entretanto, a entrada de Jorge Wagner seria melhor opção, porque 1) foi quem treinou durante a semana e 2) é uma ótima opção em lances de bola parada.

Com o time titular completo, o Internacional foi claramente superior e deixou de vencer a partida ainda no 1º Tempo.

Entretanto, Perdigão precisou ser substituído. E aí, aconteceu o primeiro equívoco do treinador Colorado. Márcio Mossoró estava longe de ser a melhor opção. Porque Tinga pode ser ótimo segundo volante, mas nem ele nem Fabinho tem a qualidade na saída de bola que teria Jorge Wagner (sem dúvida, a melhor opção). O Colorado manteria o controle da bola no meio-campo e daria melhores condições a seus três atacantes, que não estavam bem.

Como nem Fernandão, nem Iarley e nem Michel correspondiam, a torcida clamava por Rentería. Esse, sim, deveria ter entrado em campo já na volta para o 2º Tempo. Abel preferiu Rafael Sobis, e esse foi seu segundo equívoco. Não porque Sobis é menos jogador; pelo contrário, mas porque o goleador Colorado no Brasileirão está sem ritmo de jogo. Pode estar indo muito bem nos treinos, mas treino é treino e jogo é jogo, diz-se popularmente. Com Renteria em lugar de Michel, por exemplo, o próprio Fernandão teria companhia no ataque e renderia mais.

Com essas modificações equivocadas, o Internaconal perdeu muito. Como perdeu com a saída de Fabiano Eller, expulso absurdamente após ser agredido por Alessandro. Edinho entrou bem na zaga, mas o time perdeu um jogador de frente. Assim, o Inter terminou o jogo com uma formação bem diferente da que vem jogando, e o rendimento ficou bem abaixo do esperado.

Foi mal Abel Braga.




Sobre a Arbitragem

Carlos Simon foi lamentável. Não soube coibir a violência e não teve autoridade para expulsar os atletas tricolores sem a contrapartida colorada.

Alessandro merecia ter sido expulso pela entrada, violentíssima, em Fabiano Eller. Mas a expulsão do zagueiro Colorado, que em nenhum momento agrediu o adversário, foi um absurdo. Saiu perdendo o Internacional, que precisou tirar um atacante para recompor a defesa.

Patrício deu uma cotovelada em Perdigão e sequer foi advertido. Em compensação, o meia Colorado precisou ser substituído após perder um dente. Mais uma vez, saiu perdendo o Internacional, que precisou substituir aquele que dita o ritmo do jogo.

Herrera também foi desleal, agredindo o Clemer com uma cotovelada no rosto em uma cobrança de escanteio. Mais uma vez, o atleta tricolor sequer foi repreendido. Mais uma vez, saiu perdendo o Internacional. Ou ganhando, já que o árbitro sequer foi coerente com suas próprias ações: se Alessandro e Fabiano Eller foram expulsos por agressão e revide, o mesmo deveria ocorrer com Herrera e Clemer. Mas Carlos Simon estava tão perdido em campo que preferiu ignorar o lance.

Enfim, foi uma arbitragem muito abaixo do nível esperado em um gre-Nal. Espera-se que, para o jogo do Beira-Rio, Leandro Vuaden faça juz à boa fama da arbitragem gaúcha (até porque de Leandro Gaciba, o mesmo da mão do Ronaldinho, não se pode esperar nada de bom).



Enfim, o Internacional teve a oportunidade de mudar a história do gre-Nal 364 ainda no 1º Tempo de jogo: foram três chances claríssimas, dentro da pequena área, em que Michel, Iarley e Tinga não tiveram capacidade (talvez a palavra certa seja tranquilidade) para definir o lance.

Por outro lado, o tricolor da Azenha perdeu a grande chance de vencer. Pariu um elefante e o máximo que conseguiu foi um lance fortuito no 2º Tempo, com Herrera. Para não fugir do esperado, o time de Mano Menezes abusou da violência e contou com a complacência de Carlos Simon.

Foi um gre-Nal disputado, cujo resultado, de 0 a 0, não chegou a desagradar nenhuma das equipes. Para o Colorado, foi bom empatar na casa do adversário; para o tricolor, foi bom não perder diante de sua torcida. Para o gre-Nal decisivo, no Gigante da Beira-Rio, é de se esperar uma vitória, até mesmo tranqüila, do time de Abel Braga.


Gauchão 2006
Grêmio 0 x 0 Internacional
Olímpico, Porto Alegre

3 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

1 - Falar da atrasada não marcada pelo Simon nem pensar???
2 - Leia o Diário gaúcho: perdigão diz que foi acidente o lance do dente. "Foi sem querer".
3 - A pergunta que fica é: será que o inter que não jogou nada, ou o inter não é nada demais quando pega um time que anula suas jogadas?

Vamos ver no domingo.
Eu gostei do jogo.

PS: confio no Grêmio.

Anonymous said...

Mouro, a atrasada do Bolívar pro Clemer todo mundo viu, o Simon não marcou não sei como. Pra mim, é o lance que os gremistas podem reclamar do gre-Nal. Quanto ao Perdigão: engraçado ele dizer isso, porque no jogo ele reclamou pro juiz, inclusive mostrando o dente na mão. Sem querer com certeza não foi. Por fim, o Inter jogou bem menos do que pode, isso ficou bem claro. Já o Grêmio se superou, jogou pra marcar e evitar uma vitória colorada. E conseguiu. No jogo de volta, sou mais Colorado!