Saturday, April 15, 2006

Vasco da Gama 1 x 1 Internacional



O Internacional fez sua estréia no Brasileirão fora de casa. Jogando contra o Vasco da Gama, em São Januário, teve maior posse de bola mas não teve objetividade para transformar o domínio em gols. O empate não chegou a ser ruim, já que um ponto fora de casa sempre é bem vindo, mas para uma equipe que busca o título, uma vitória contra um adversário mais fraco tecnicamente seria o ideal.

Depois de uma semana de muitas críticas, Abel Braga colocou em campo uma equipe bastante diferente. Michel e Rubens Cardoso, até então titulares indiscutíveis, sequer foram relacionados para a partida. Em seus lugares, entraram Rafael Sobis e Jorge Wagner, ambos destaques da equipe no ano passado. Igualmente Iarley perdeu a posição de titular para Adriano, uma das contratações para este ano.

O Colorado sentiu a falta de entrosamento e não fez um bom primeiro tempo. É inegável que o time gaúcho jogou melhor e teve, visivelmente, maior posse de bola. Mas lhe faltou o essencial: objetividade. Foi o Vasco da Gama, inclusive, quem teve a primeira chance de abrir o placar, aos 10min, com Edílson chutando por cima do gol. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio, Ramón mandou a bola do travessão.

Somente aos 13min o Colorado mostrou alguma reação. E chegou com muito perigo: Rafael Sóbis ganhou a disputa com a zaga e tocou para Tinga, que perdeu um gol feito dentro da área vascaína. Aos 17min, novamente Sobis fez boa jogada, chutando de fora da área.

Mesmo com domínio do Inter, foi do Vasco a grande chance da primeira etapa. Edílson recebeu excelente passe de Ramón, avançou sem marcação, mas foi preciosista na hora da conclusão. Tentou encobrir Clemer, e o goleiro colorado fez ótima defesa, evitando o gol.

Aos 30min, Adriano tentou, de fora da área. No minuto seguinte, Tinga cabeceou fraco, dentro da pequena área, e a zaga afastou. Na sequência do lance, Valdiram avançou com a bola e chutou para segura defesa de Clemer, naquele que foi o último lance de ataque do primeiro tempo.

Para o segundo tempo, o Inter voltou com mais disposição. Logo aos 3min, Rafael Sobis bateu fraco, para fácil defesa do goleiro vascaíno. Aos 5min, foi a vez de Edinho chutar à direita do gol, de fora da área. No minuto seguinte, foi a vez do Vasco chegar, com grande perigo: Valdiram passou por Edinho e tocou para o lateral-esquerdo Diego chutar, à queima-roupa. Clemer fez uma defesa extraordinária e evitou o primeiro gol do time da casa.

Passado o sufoco, veio o gol colorado: aos 8min, Sobis puxava ótimo contra-ataque quando foi derrubado pelo zagueiro. Jorge Wagner cobrou, Bolívar cabeceou na trave e, no rebote, Adriano tocou com tranquilidade para o fundo das redes.

O Colorado dominou o jogo e, em poucos minutos, teve ótimas oportunidades de ampliar. Aos 16min, Perdigão fez grande jogada, livrando-se da marcação e entrando área adentro, mas nem concluiu nem fez o passe, permitindo o desarme. Aos 17min, novo cruzamento de Jorge Wagner e Fernandão fez um passe excepecional para Sobis, que perdeu um gol incrível chutando sobre o goleiro. Aos 18min, mais uma vez Jorge Wagner cruzou, e o zagueiro mandou pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Adriano se antecipou à zaga e cabeceou à direita do gol.

Mesmo dominando a partida, o Inter permitia o contra-ataque vascaíno, principalmente pela esquerda. E, em mais um deles, aos 28min, o Vasco empatou: Moraes fez boa jogada individual e tocou para Abedi livrar-se da marcação e chutar rasteiro, no canto direito de Clemer, que se esticou todo mas não chegou na bola.

No minuto seguinte, Faioli, que recém havia entrado na equipe, chutou para boa defesa do goleiro colorado. A reação veio do banco colorado: buscando a vitória, Abel Braga fez duas substituições. Primeiro, Tinga deu lugar a Alex. Em seguida, Fernandão saiu para a entrada de Renteria. Aos 32min, entretanto, foi o time da casa que quase marcou: novamente, chute de Faioli. Novamente, boa defesa de Clemer.

Somente nos minutos finais o Colorado voltou a chegar com perigo no gol adversário. Aos 38min, Ceará fez ótimo cruzamento e Renteria tocou de letra, mas o goleiro fez bela defesa. Dois minutos depois, o colombiano fez ótima jogada pela esquerda, mas o chute saiu cruzado, e atravessou toda a área sem levar perigo ao gol do Vasco. No lance seguinte, Alex livrou-se marcação, mas chutou fraco, para fácil defesa de Cássio.

O Vasco da Gama ainda teve a chance da virada, quando Edílson se antecipou à marcação, mas o cabeceio saiu à esquerda do gol. O 1 a 1, que não deixou de ser um resultado justo para ambas equipes, estava definido. E o Internacional, que novamente não conseguiu uma vitória na estréia do Campeonato Brasileiro, volta para casa com a cabeça já na Libertadores: na próxima terça-feira, a equipe enfrenta o Maracaibo, no Beira-Rio.


Brasileirão 2006
Vasco da Gama 1 x 1 Internacional
São Januário, Rio de Janeiro

5 comments:

Anonymous said...

O Abel não tem mais o time na mão. O Fernandão merece um banco.

Anonymous said...

Leo, acho que o Abel estava evitando mexer no time exatamente pra manter o controle do grupo - mas a pressão interna foi maior que tudo, e ele teve que tirar os jogadores mais contestados do time. Já o Fernandão não precis ir pro banco; precisa, sim, jogar mais. Pro time, pra ele, pra torcida. Ele é importante demais pra jogar tão pouco.

Anonymous said...

Também acho q o Fernandão (com esta bola) não cabe mais pra este time do Inter. Na minha opinião os técnicos tem medo de mexer com o Fernandão e o cara bagunçar todo o grupo. Já rolou um boato de desentendimento entre o tecnico e o jogador. Vejo ainda mais dificuldades pela frente.

Anonymous said...

Também ouvi rumores sobre um desentendimento entre o Abel e o Fernandão. E isso é péssimo, porque mostra que há, sim, um grupinho no Inter entre os jogadores que tem muito poder. O Abel até ganhou o grupo no princípio, mas não sei se as pressões internas e externas não vão ser ainda piores que os resultados.

Anonymous said...

De qualquer forma, Sandro, gostaria de ver o Fernandão jogando com dois atacantes, coisa que, acho, nunca aconteceu (e se aconteceu, foi uma que outra vez). Se o Fernandão não se adaptou à posição, ele tem que falar com o Abel e tomar uma posição, mesmo que isso custe o seu lugar no time. (Atitude que não imagino jogador algum tomando.)