Monday, April 24, 2006

Internacional 1 x 0 Santa Cruz



Três pontos em casa, um ponto fora. Essa é a conta do Internacional para chegar ao Tetracampeonato Brasileiro. Sendo assim, o time de Abel Braga está fazendo a lição: depois de um empate na primeira rodada, o Inter estreou no Beira-Rio com uma vitória e melhorou consideravelmente sua posição na tabela de classificação.

Não foi uma grande partida, é verdade. Mas há de se considerar que a equipe jogou com um time bem diferente do que vem jogando. E que Élder Granja e Rafael Sobis, recém promovidos à titularidade, ainda estão pegando ritmo de jogo.

A grande novidade foi a entrada de Chiquinho no meio-campo colorado. Com a manutenção de Jorge Wagner na lateral-esquerda, coube ao xodó da torcida, ao lado de Perdigão, articular as jogadas de ataque da equipe. E Chiquinho não se saiu bem. Demorou para achar sua posição em campo e fez um primeiro tempo irregular. Em compensação, Márcio Mossoró, o substituto de Tinga, foi um destaques. Aos 37min, ele teve a oportunidade de abrir o placar ao receber a bola dentro da área, mas o chute saiu por cima do travessão.

O Santa Cruz, por sua vez, quase surpreendeu aos 23min: Osmar cruzou na área, Clemer ficou no meio do caminho e Valença cabeceou pela linha de fundo. Aos 35min, Carlinhos Bala cobrou a falta, Clemer novamente passou batido no lance, mas, para a sorte do goleiro colorado, Valença cabeceou para fora.

O Colorado só chegaria com real perigo aos 44min: Renteria recebeu de Perdigão, entrou na área e chutou cruzado. A bola cruzou a área, saindo à direita do gol defendido por Gilmar.

Para o segundo tempo, o Colorado voltou com Adriano em lugar Mossoró. E, logo a 2min, abriu o placar: Chiquinho levou a bola até a entrada da área adversária e fez um passe espetacular para Renteria. O colombiano dominou, girou sobre o marcador e, de perna esquerda, chutou rasteiro, no canto direito de Gilmar. Logo depois, Chiquinho teve a chance de se consagrar, mas preferiu chutar gol a fazer o passe para um companheiro melhor colocado. O chute saiu torto, à esquerda do gol.

O Inter jogava melhor e dominava a partida, até que, aos 21min, Perdigão foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, depois de mais um carrinho. Com um jogador a menos na marcação, a equipe se complicou e passou a oferecer generosos contra-atques ao Santa Cruz. Aos 25min, Xavier cruzou da esquerda e Val Baiano concluiu, à queima-roupa. Clemer fez uma defesa extrordinária, com o pé esquerdo, evitando o empate. No rebote, Carlinhos Bala chutou por cima do gol.

Cinco minutos depois, outro ataque perigosíssimo da equipe visitante: Carlinhos Bala avançou livre pela esquerda e cruzou, rasteiro. Val Baiano partiu para o chute, mas foi pressionado pela zaga e acabou chutando para fora.

Abel Braga colocou Michel em campo, em lugar da Rafael Sobis, e o Colorado voltou a ameaçar o adversário. Aos 38min, após cobrança de falta, Gilmar sai mal do gol e Bolívar cabeceia para o gol aberto. A bola, ironicamente, bate nas costas do atacante antes de afastada pela zaga. Aos 44min, Michel faz bela jogada individual, dando uma janelinha no marcador e cruzando. A bola passa por Adriano e chega em Renteria, que domina e chuta para fora.

Daria tempo de o Santa Cruz ameaçar mais uma vez, em mais uma saída equivocada de Clemer, mas o cabeceio de Val Baiano acabou saindo pela linha de fundo, para alívio dos quase 20mil colorados presentes no Beira-Rio.

Considerado um dos favoritos à conquista do título, o Internacional teve dificuldades, mas venceu. E é isso que importa. Agora, o time de Abel Braga se volta para seu grande objetivo na temporada: a Copa Libertadores. Na próxima quinta-feira, a equipe enfrenta o Nacional, no Uruguai. Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe volta a campo no próximo domingo, quando recebe o Flamengo, no Gigante.


Brasileirão 2006
Internacional 1 x 0 Santa Cruz
Beira-Rio, Porto Alegre

2 comments:

Anonymous said...

Acho que o Mossoró jogou mal e foi justamente substituído, da mesma forma que o Rafael Sóbis. No más... 3 pontinhos tá beleza, não precisa jogar bem ou bonito.

Fabricio said...

Eu acho que o Mossoró teve bons momentos, Leo. E acho que o Abel só não tirou o Chiquinho (que não foi bem no 1º tempo) pra não arrumar briga com a torcida (e a imprensa). Menos mal que o guri fez um passe sensacional pro gol do Renteria e sai de campo em alta. Mas a real é isso mesmo: o que importa são os três pontos. Ainda mais agora, que o Colorado tá focado na Libertadores.