Sunday, April 09, 2006

Internacional 1 x 1 Grêmio



Não foi desta vez que o Internacional chegou ao pentacampeonato gaúcho. Jogando no Beira-Rio, a equipe de Abel Braga mais uma vez não fez juz ao seu favoritismo e não comprovou, em campo, que tem uma equipe melhor que seu tradicional adversário.

Assim como na primeira partida, o técnico colorado armou sua equipe buscando a vitória. Sacrificou Perdigão e partiu para uma formação bastante ofensiva: dois zagueiros (Bolívar e Ediglê), dois laterais (Ceará e Rubens Cardoso) e dois volantes (Fabinho e Tinga). Na frente deles, uma linha de três, com Iarley (centralizado), Michel (pela direita) e Márcio Mossoró (pela esquerda). Mais à frente, ficava Fernandão, como único avante de fato.

E o curioso esquema, um 4-2-3-1, surtiu efeito. Nos primeiros minutos de partida, o Colorado pressionou seu adversário. Não converteu essa pressão em gols, é verdade, mas teve constante presença ofensiva. Aos 25min, Fernandão teve a primeira oportunidade de abrir o placar: Iarley fez boa jogada e tocou para o capitão colorado que, dentro da área, girou e chutou no meio do gol, para fácil defesa de Marcelo Grohe.

Em contrapartida, jogando ofensivamente, o Colorado ofereceu espaços para perigosos contra-ataques do tricolor da Azenha. Aos 27min, Lucas teve a bola do jogo: recebeu passe de Patrício e chutou. Clemer estava batido, mas Ceará estava atento e evitou o gol.

Dois minutos depois, foi a vez do Inter perder uma chance incrível: Fenandão lançou na área, Evaldo tentou cortar e furou em bola, e Mossoró soltou a bomba. Mas em cima do goleiro gremista, que deixou a meta para fazer uma ótima intervenção. Neste momento, o jogo estava lá-e-cá. No minuto seguinte, Ricardinho partiu com a bola e tentou encobrir o goleiro colorado. Clemer se esticou todo e fez uma bonita defesa.




Apesar das reclamações da torcida, que pedia a saída de Michel e a entrada de Renteria, ambas as equipes voltaram iguais para a segunda etapa. O Inter seguiu pressionando e, logo a 5min, Iarley sofreu falta violenta de Pereira, na entrada da área. Na cobrança, Ceará bateu fraco, facilitando a defesa de Marcelo Grohe.

Aos 12min, o gol colorado: Rubens Cardoso cruzou da esquerda e Iarley aparou de peito para Bolívar, que dominou e fez ótimo passe para Fernandão. O capitão colorado soltou a bomba e fez a festa dos mais de 50 mil colorados que se espremiam nas arquibancadas do Beira-Rio.

O gol, entretanto, não fez bem ao Colorado. Poucos minutos depois, Ricardinho fez bela jogada pela esquerda, entrou na área, driblou Fabinho e fuzilou. Clemer fez uma defesa extraordinária e evitou o empate. Como se satisfeito com o resultado, o time de Abel Braga passou a tocar a bola, em vez de buscar um segundo gol, que lhe daria maior tranquilidade. Por outro lado, Mano Menezes viu-se obrigado a atacar e trocou um meia (Ramón) por um atacante (Pedro Júnior).

Aos 30min, Perdigão entrou em lugar de Michel exatamente para melhorar o toque de bola no meio-campo colorado. Mas, quatro minutos depois, o tricolor da Azenha chegou ao seu gol: Marcelo Costa cobrou a falta e o predestinado Pedro Júnior cabeceou para empatar: 1 a 1.

Como última alternativa, Abel Braga colocou em campo Rafael Sobis e Renteria, em lugar de Rubens Cardoso e Iarley. Mas não havia tempo para a reação. Desorganizado, o Internacional pressionou, mas não conseguiu a vitória. Sobis até que tentou, aos 38min, mas Marcelo Grohe fez mais uma boa defesa. Já nos descontos, Fernandão foi agarrado por Pereira dentro da área, mas dificilmente o árbitro Leandro Vuaden marcaria um pênalti naquele momento do jogo.

E o tricolor da Azenha, que soube jogar pelo regulamento e se entregou exemplarmente à oportunidade de vencer o Gauchão, conseguiu o resultado que lhe interessava. E é, justamente, o novo Campeão Gaúcho.


Gauchão 2006
Internacional 1 x 1 Grêmio
Beira-Rio, Porto Alegre

2 comments:

Anonymous said...

Nnao acho que o Clemer tenha comprometido. O gol era bola da zaga, que não acompanhou os atacantes gremistas. O Clemer, ao contrário, foi muito bem. E salvou o Inter ao defender o chute do Ricardinho.

Anonymous said...

Natalia, essa campanha da NIKE é realmente sensacional. Procura também a da ADIDAS, que é muito bacana e tem a participação de vários jogadores do futebol mundial - incluindo o Beckembauer!