Thursday, August 10, 2006

Com a mão na taça



Não está nada ganho? Não. A vantagem pode ser revertida no jogo de volta? Pode. Mas é inegável que, ao vencer o São Paulo, em pleno Morumbi, o Internacional deu um grande passo em direção à primeira conquista da América.

Confirmada a condição de jogo de Alex, o técnico Abel Braga manteve a equipe que venceu o Libertad, no Beira-Rio. A volta de Tinga permitia que o Colorado voltasse ao habitual 4-4-2, com Edinho e Fabinho à frente da zaga e Alex a Tinga na articulação do ataque. Fernandão se posicionava levemente recuado, enquanto Rafael Sóbis ficava mais à frente, como único atacante de fato.

O posicionamento ofensivo do Colorado surpreendeu o time são-paulino. Que, nos primeiros minutos de partida, se viu sem espaço para jogar. A situação se complicou ainda mais aos 9min: Josué atinge Sóbis com uma cotovelada na nuca e é imediadamente expulso pelo árbitro uruguaio Jorge Larrionda. Aos 18min, o Inter produz sua primeira grande oportunidade de marcar: Edinho avança pelo meio e lança Jorge Wagner, na diagonal. O lateral colorado avança sem marcação, mas o chute sai rasteiro, em cima de Rogério Ceni, que faz bela defesa.

Atordoado, o time de Muricy Ramalho acaba sendo auxiliado pela arbitragem minutos depois: Fernandão recebe um lindo passe dentro da área, livre de marcação, e o bandeirinha, erradamente, anula o lance, alegando impedimento. Na sequência do lance, Danilo recebe de Ricardo Oliveira dentro da área colorada, mas dessa vez o bandeirinha do outro lado acerta: o meia estava realmente impedido.

Mesmo com um jogador a menos em campo, o São Paulo começava a chegar com perigo. Aos 24min, Danilo cruza e Fabinho não alcança a bola, que chega para Leandro, na direita. O atacante parte para o arremate, mas o volante colorado se recupera, cortando o chute e mandando para escanteio, evitando um primeiro gol do time da casa. Um belo lance, que acaba esquecido logo depois: Fabinho disputa bola com Souza e dá um soco na cabeça do ala são-paulino. O árbitro consulta seus assitentes e o expulsa, também.




Iguais no placar e no número de jogadores em campo, São Paulo e Internacional voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações. E coube ao time da casa o primeiro ataque: Danilo carrega a bola passa para Souza, que chuta para fácil defesa de Clemer. Aos 8min, o Inter chega ao seu gol: Edinho avança pelo meio, se livra da marcação e passa para Rafael Sóbis que, de frente para o gol, dribla Fabão e chuta rasteiro, de fora da área, longe do alcance de Rogério Ceni: 1 a 0.

Um gol que fazia juz à melhor equipe em campo. O Colorado ditava o ritmo do jogo, atuando como se estivesse no gramado do Gigante. Cinco minutos depois, o goleiro são-paulino se antecipa ao cruzamento de Alex, evitando que o passe chegue em Tinga. Aos 16min, entretanto, Rogério Ceni não evita o segundo gol colorado: Alex atravessa a bola para Fernandão que, de cabeça, ajeita para Tinga. Júnior corta e a bola vai no travessão. No rebote, Rafael Sóbis bate cruzado para fazer 2 a 0.

Só então Muricy Ramalho mexe na sua equipe: sai Danilo, entra Lenílson e o São Paulo cresce. Primeiro é Júnior, que chuta rente ao poste. Na sequência, é o próprio Lenílson que chuta para grande defesa de Clemer. Com Souza jogando aberto, o Tricolor chega com perigo aos 25min: o ala-direito cruza, Ricardo Oliveira ajeita, mas a bola bate em Wellington Monteiro e permite que Clemer faça uma defesa segura.

No lance seguinte o Inter tem a chance de matar o jogo: Fernandão chuta e Ceni dá o rebote, mas o chute de Sóbis sai muito alto, por sobre o gol. Por pouco, muito pouco, o Inter não fazia o terceiro gol, que praticamente garantiria o título.

Chance perdida de um lado, chance aproveitada de outro: aos 30min, o São Paulo descontou. Souza cruzou da intermediária e Edcarlos, livre de marcação, mandou de cabeça para o fundo do gol defendido por Clemer: 2 a 1. Logo depois, o zagueiro goleador daria lugar a Aloísio, em mais uma tentativa de Muricy de reverter o marcador.




Aos 38min, foi o Colorado quem teve a oportunidade de ampliar. Edinho arranca rumo ao gol são-paulino e é derrubado por Fabão, na entrada da área. O zagueiro merecia a expulsão, mas recebe apenas o cartão amarelo. Na cobrança, Jorge Wagner coloca um pouco de força demais e a bola sai por sobre a goleira.

E antes que a partida chegasse ao seu final, o São Paulo teve mais uma oportunidade para igualar o marcador: em mais um avanço de Souza, pelo lado direito, a bola desvia na zaga e vai em direção ao gol. Atento, Clemer mostra muita agilidade e faz um milagre, mandando a bola para escanteio e evitando aquele que poderia ser o gol de empate.

Fim de jogo e o Internacional comemora mais um grande resultado, na Copa Libertadores, como visitante. A vitória na casa do adversário coloca a equipe de Abel Braga em vantagem na disputa pelo título. Com um empate no jogo da volta, no Beira-Rio, o Colorado conquista a América pela primeira vez em sua história, 26 anos depois de ter disputado sua primeira e, até então, única final.

Agora é guerra.


Libertadores 2006
São Paulo 1 x 2 Internacional
Morumbi, São Paulo

3 comments:

Anonymous said...

Colorados,
nada ganho. Todos ao Beira-Rio. Chegou a hora de ganhar no grito. Chegou a hora de colocar o coração na camisa do Inter.

Anonymous said...

Parabéns, Fabrício. Seu sonho tá quase realizado.

Anonymous said...

O jogo é dramático, amigos! Mas vamos lá! Vamos ganhar de novo do Muricy, Meu Amór!